Resgate do diálogo e do afeto como formas de valorização da vida e prevenção do suicídio

Resgate do diálogo e do afeto como formas de valorização da vida e prevenção do suicídio

O projeto busca atender um dos objetivos da universidade que é a integração entre a UFMS e a comunidade externa. Por seu turno, a população LGBTQIA+ busca integração e valorização, ao mesmo tempo a depressão e o suicídio atingem dados alarmantes em nosso país e, em algumas regiões, números próximos de epidemia.

A proposta é de promover, através de abordagens coletivas-comunitárias, discussões e reflexões acerca dos valores que permeiam a vida de mulheres e de pessoas LGBTQIA+, no intuito de fortalecer a vontade de sobrevivência e de formar ou reforçar redes sociais de apoio como estratégia de prevenção ao suicídio.

Muito se fala sobre a ansiedade e depressão nos tempos atuais, principalmente com o aumento do índice de suicídio, e especialistas apontam que o século XXI será marcado pelo alto número de pessoas com depressão e ansiedade. Porém muita gente não sabe o que significa os termos, nem os sintomas desse mal assola o ser humano, por incrível que pareça: há anos, e não é apenas “frescura” ou “melancolia”, como costuma ser chamada por leigos.  

 

O projeto  REVIVERAVIDA, tem como principal objetivo a valorização da vida, do diálogo entre comunidade, a auto-aceitação e o combate a ansiedade e a depressão, doenças que propiciam o impulso ao suicídio, mostrando que nada do que você sente é melancolia, mas apenas emoções, e você pode falar sobre elas.

 

Tendo como incentivadora e iniciadora do projeto a Professora Doutora Heloísa Portugal, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, câmpus de Três Lagoas, a programação do projeto oferece gratuitamente diálogos virtuais com profissionais da psicologia, debates sobre temas cotidianos e tabus, tudo de forma gratuita e com uma linguagem acessível. 

 

Espera-se, com a execução do projeto, colaborar para o fortalecimento e o estabelecimento de uma cultura de valorização da vida, do altruísmo e do combate às violências estruturais que ameaçam a integridade física e mental de diversos nichos mais vulneráveis da nossa população.

 

A programação já foi iniciada, acompanhe: 

somos
Nós
Quem

Siga-nos

a
Nós
Junte-se

Diálogos

ReviverAvida Convida Durante as chamadas “lives” (filmagem ao vivo), com profissionais convidados, os colaboradores alunos do projeto e internautas podem mandar perguntas ao vivo e anônimas, conversar sobre suas angústias, medos e inquietações que surgem, principalmente em tempos de isolamento social, tempos que a sensação de estar “só” e desamparado aumenta significativamente.

Clube de Leitura

Um grupo de até 20 pessoas se reúne mensalmente para discutir um livro, textos ou peças em um encontro de aproximadamente uma hora conduzido por um mediador.

1) promover a democratização do acesso á leitura;  2) contribuir para a formação do público do projeto com textos e obras relacionadas; 3) incentiver o debate, a interação e a socialização; 4) promover a experiência com a leitura

Painel

Promover-se-á maior integração entre a  comunidade acadêmica e a população Três Lagoense, para tanto, empreender-se-á no anfiteatro Dercir Pedro de Oliveira,  bloco VIII, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- Campus de Três Lagoas, Unidade ll.

O  evento está previsto para 11 SETEMBRO de 2020 e poderá ser negociada a data com as professoras convidadas.